Saúde mental de empresários na pandemia: veja os números relativos à procura por auxílio

Saude Mental De Empresario Kapcon - Notícias e Artigos Contábeis em São Paulo | Kapcon Contabilidade

Sumário

Dados são da Troposlab em parceria com a UFMG, e apontam o estado mental dos empreendedores que tiveram desafios decorrentes do isolamento social e, também, das consequências econômicas e pessoais para seus empreendimentos.

A pandemia trouxe uma série de incertezas para o mundo dos negócios, afetando a saúde mental de uma grande parcela de empreendedores brasileiros.

Para mapear as dimensões desse cenário, a Troposlab, empresa especializada em inovação, em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), realizou pelo segundo ano consecutivo um estudo pioneiro no Brasil sobre a saúde mental dos empreendedores em tempos de pandemia.

A pesquisa revela que 30,13% dos entrevistados iniciaram acompanhamento psicológico durante a crise sanitária. Além disso, 53,5% dos participantes disseram ter sido diagnosticados com ansiedade, e 11,22% com depressão – em ambos os casos as avaliações foram realizadas por profissionais especializados. O levantamento contou com a participação de 312 empreendedores de praticamente todos os estados do Brasil.

Quando comparado ao estudo realizado no ano passado, foi possível perceber que, proporcionalmente, houve uma maior quantidade de pessoas que começaram a utilizar medicamentos psiquiátricos em 2021 – 26% neste ano, enquanto 16% alegaram tomar esse tipo de medicação em 2020.

A atual edição da pesquisa mostra também que o início do uso de ansiolíticos entre empreendedores saltou de 6% para 10%, e de antidepressivos de 3% para 8%, em relação ao ano anterior.

De acordo com Marina Mendonça, sócia e diretora de cultura e times da Troposlab, existe uma conexão significativa entre o sofrimento psicológico e a queda da renda dos empreendedores.

“No geral, é possível observar que empreendedores que reportam queda na renda também estão classificados com mais frequência com sintomas moderados e severos de ansiedade ou depressão. Em relação ao estresse, pessoas que respondem que tiveram queda na renda também apresentam mais sintomas severos”, afirma.

O estudo observou ainda que no ano passado, 51,1% dos empreendedores tiveram a vida afetada pela pandemia, mas que se sentem bem a maior parte do tempo, enquanto 24,9% dos empreendedores afirmaram que foram muito afetados. Já em 2021, 53,31% dos respondentes sentem que foram afetados e 21,49% muito afetados. Isso demonstra que não há diferenças significativas entre os períodos.

Quanto à percepção geral dos participantes sobre a pandemia, a maioria diz considerar o ambiente mais incerto (73,72%), mas os índices de 2021 são um pouco menores do que os de 2020. Por outro lado, 77,89% afirmam  possuir habilidades para lidar com os desafios impostos pela crise sanitária, afirmação que se mantém semelhante aos dados do ano passado

Os resultados continuam a apontar que as mulheres apresentam maior intensidade de sintomas severos para ansiedade (12,50%), quando comparadas aos homens (2,84%), estresse (7,35% contra 1,13%) e também, maior prevalência de depressão (6,61% contra 2,84%).

“Nosso objetivo é aprender sobre o empreendedor. Percebemos lacunas de conhecimento sobre como ele se desenvolve, sua personalidade, saúde mental e outros elementos que impactam suas escolhas e desempenho nos projetos empreendidos. Em nossa visão, gerar conhecimento sobre esses elementos pode nos ajudar a construir um ambiente de negócios mais sustentável. Essa pesquisa é um de nossos esforços e entregas para esse ecossistema. Para que ele nos aproxime de parceiros e provoque novas iniciativas que gerem frutos para a ciência no Brasil e para o desenvolvimento saudável de nosso ambiente de negócios e inovação”, conclui a executiva da Troposlab.

Fonte: Contábeis

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Acelere o alcance dos seus resultados!

Garanta já os melhores serviços para a sua empresa. Entre em contato conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Aumente A Eficiência Financeira Da Sua Transportadora Com Controle Financeiro Especializado - Contabilidade na Vila Mariana - SP | Kapcon Contabilidade

Controle financeiro para empresas de logística

Controle Financeiro para Empresas de Logística: Aumente a Eficiência Financeira da Sua Transportadora com Especialização Contábil Descubra como um controle financeiro especializado pode transformar a

Recomendado só para você
Para os Microempreendedores Individuais (MEI), o pagamento da CSLL está…
Cresta Posts Box by CP