A carga tributária da sua transportadora está alta? Veja os motivos e como obter redução nos impostos

022412151598 - KAPCON CONTABILIDADE

Sumário

Descubra os motivos para a alta carga tributária da sua transportadora e como reduzir os impostos!

 Economize dinheiro e aumente a rentabilidade do seu negócio com essas 3 dicas valiosas!

A carga tributária no Brasil é uma das mais altas do mundo, impactando diretamente as empresas, incluindo as transportadoras. 

Além disso, a complexidade do sistema tributário brasileiro torna ainda mais difícil para as empresas entenderem quais são os impostos que precisam pagar e como podem conseguir a redução de impostos.

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo para te ajudar a entender melhor como funciona a sua tributação, os motivos que podem estar fazendo sua transportadora pagar muito em impostos, além de apresentar algumas dicas para reduzir esse valor.

Se você está preparado para saber mais sobre como ter economia na sua empresa com a redução de impostos, confira o nosso artigo completo agora mesmo.

Por que a carga tributária de minha transportadora está alta?

A carga tributária da sua transportadora pode estar alta devido a diversos fatores. O primeiro motivo é a complexidade dos impostos do setor de transporte, cobrados sobre combustível, veículos, serviços e lucro.

A falta de conhecimento na área tributária é muitas vezes um vilão para os empresários, principalmente os que acham que conseguem resolver tudo sozinhos e com facilidade.

É preciso conhecer todos os tributos, os níveis de poder a qual eles pertencem e como eles afetam a lucratividade da sua empresa. Apenas assim é possível desenvolver estratégias eficazes para reduzi-los.

Em uma empresa de transporte, os principais impostos são:

  • IRPJ;
  • CSLL;
  • ICMS;
  • IPI;
  • ISSQN;
  • PIS e Cofins;
  • INSS.

Além disso, também é necessário ficar de olho no regime de tributação. Isso porque o método de cálculo de cada sistema pode desempenhar um papel significativo na economia de recursos financeiros e na prevenção de perdas para a empresa.

Quer manter a sua empresa longe de problemas? Veja também:

Quer amenizar a carga tributária? Aprenda a reduzir seus impostos legalmente! 

1- Siga o calendário tributário do seu setor

Uma das principais causas do aumento no valor pago em impostos pelas empresas em todo o país são os atrasos no pagamento das obrigações fiscais, que podem gerar multas, juros e encargos adicionais. 

Uma solução eficaz para otimizar esse controle é acompanhar o calendário fiscal, o que pode ajudar a gerenciar o pagamento dos impostos de forma mais eficiente e garantir que nenhum tributo fique pendente. 

Ao adotar essa medida, é possível ter um planejamento mais estratégico e evitar gastos desnecessários.

2- Identifique se sua empresa está seguindo o regime tributário correto

Antes de avaliar qual carga tributária sua empresa pode pagar, é fundamental saber qual é o faturamento, folha de pagamento, legislação específica para a área de atuação e todos os fatores que impactam na tributação. 

Com base nesses dados, é possível determinar em qual regime tributário a empresa pode se enquadrar de forma estratégica: Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Muitas empresas pagam impostos indevidamente por simplesmente escolherem um determinado regime. É fundamental fazer um estudo completo para identificar se o regime que sua empresa está é adequado ou se outro sistema de tributação pode garantir melhores condições de tributação para a sua empresa.

3- Invista em planejamento tributário

Uma das principais estratégias para reduzir a carga tributária da sua transportadora é o planejamento tributário, que consiste em estudar e analisar as atividades e operações da empresa para identificar oportunidades de redução de impostos. 

A adoção desse planejamento é indispensável para encontrar opções viáveis e legais de reduzir os impostos. 

Além disso, com essas estratégias, é possível identificar possibilidades de incentivos fiscais, isenção de impostos e até mesmo impostos que a empresa pode recuperar.

Todas essas estratégias juntas podem resultar em uma redução significativa dos impostos pagos em sua transportadora.

Sabe o que é necessário para ter sucesso em todas essas estratégias de redução de impostos?

Para reduzir a carga tributária da sua transportadora, é importante buscar a ajuda de profissionais especializados em contabilidade e tributos, que possam identificar oportunidades de redução de impostos e auxiliar na implementação de estratégias para minimizar os impactos dos tributos sobre o negócio.

A Kapcon Contabilidade pode auxiliar sua transportadora nesse processo levando mais agilidade e eficácia para a sua redução de impostos

Especializados em contabilidade para transportadoras, desenvolvemos um papel fundamental na elaboração de sua estratégia fiscal, visando a redução tributária totalmente dentro dos parâmetros legais e oferecendo a otimização da sua lucratividade.

Veja como você pode otimizar a sua gestão tributária. Fale com os nossos especialistas agora mesmo utilizando o link abaixo. 

Atualizado em março de 2023.

Utilize esse botão para alcançar a redução de impostos em sua transportadora de forma 100% legal e eficiente!

5/5 - (1 vote)

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Acelere o alcance dos seus resultados!

Garanta já os melhores serviços para a sua empresa. Entre em contato conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Aumente A Eficiência Financeira Da Sua Transportadora Com Controle Financeiro Especializado - Contabilidade na Vila Mariana - SP | Kapcon Contabilidade

Controle financeiro para empresas de logística

Controle Financeiro para Empresas de Logística: Aumente a Eficiência Financeira da Sua Transportadora com Especialização Contábil Descubra como um controle financeiro especializado pode transformar a

Recomendado só para você
Veja 4 erros de gestão financeira que devem ser evitados…
Cresta Posts Box by CP